Correio Brasília

A VERDADE SOBRE A PRISÃO DO JORNALISTA FÁBIO PONTES, ACUSADO DE TENTATIVA DE EXTORSÃO CONTRA ESPOSA DO DEPUTADO PAULO MELO.

 
ex-prefeita Franciane Motta
 

A reunião com o advogado da ex-prefeita, esposa de Paulo Melo, que ocorreu no dia 01 de novembro, onde segundo a polícia, que foi informada sobre o encontro por telefonema anônimo, a dupla estaria tentando cobrar 300 mil reais para não depor contra Franciane Motta, em um processo em que o jornalista Fábio Pontes foi delator, processo que rendeu a prisão de 52 pessoas, inclusive do ex-prefeito de Mangaratiba.

Segundo a esposa de Fábio Pontes, Elaine Sabiá de Lucena Pontes, existem conversas de texto e de áudio que provam que houve primeiro um contato, depois outros sucessivos contatos, de alguém da parte da ex-prefeita Franciane Motta para que a dupla acusada de tentativa de extorsão fosse ao encontro.

No vídeo, quem passa um papel por baixo da mesa, escrito o valor de 300 mil reais é o advogado da ex-prefeita Franciane Motta.

 

https://www.youtube.com/watch?v=a2Nad_r17dc

 

Contudo, por falta de provas robustas sobre a acusação de tentativa de extorsão, a polícia apresentou apenas um vídeo sem áudio, onde segundo o delegado, os dois estariam pedindo 300 mil reais para não depor contra a ex-prefeita.

O maior agravante de ilegalidade, segundo alguns juristas, é o fato de a prisão não ter seguido os requisitos legais:

Não registraram corretamente as informações relevantes sobre o preso Fábio Pontes, que pode gozar de regime especial pelo prática da atividade de jornalista, Registro de Jornalista de Fábio Pontes da silva DRT 8875/DF) . Também não registraram que o mesmo tem residência fixa e profissão, além do fato de ser testemunha em outro processo, fato este que não foi levado em consideração pela justiça, pois o jornalista não podia ser transferido para uma prisão comum,

Presídio Evaristo de Moraes “Galpão”) onde corre risco à sua integridade física, caso fosse colocado junto com os prisioneiros de alta periculosidade.

No processo que levou à prisão de 52 pessoas, onde Fábio Pontes foi delator, houve ameaças de morte ao jornalista, este fato deu matéria no fantástico de 29 minutos, no quadro “onde está o dinheiro.”

Momento da prisão do Ex-prefeito Evandro Capixaba.

https://www.youtube.com/watch?v=VMOQL2VQDyw

 

 

A família já entrou com habeas corpus no STF em Brasília, alegando abuso de poder e violação dos direitos humanos por parte do estado.

Abaixo matéria sobre a prisão.

Rio – Policiais da 124ª DP (Saquarema) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira, Iataanderson Bastos Brum e Fábio Pontes da Silva, por suspeita de extorsão contra a ex-prefeita de Saquarema Franciane Motta.

De acordo com os agentes, a equipe recebeu denúncia que a dupla veio de Mangaratiba para extorquir dinheiro da ex-prefeita sob ameaça de apresentar falsas denúncias contra Franciane ao Ministério Público.
A investigação liderada pelo delegado titular da unidade, Leonardo Macharet, fez buscas escritório da ex-prefeita, no bairro Porto da Roça, permitiu a prisão dos criminosos quando eles exigiram R$ 300 mil para não apresentar as supostas denúncias ao MP.

Os policiais da 124ª DP agora investigam a participação dos criminosos presos em uma quadrilha que pratica extorsão contra políticos e servidores públicos em todo o Estado do Rio.

Os suspeitos foram autuados em flagrante e serão encaminhados para o Complexo Penitenciário de Bangu, onde aguardarão julgamento. Se condenados, eles podem pegar de 4 a 10 anos de prisão.